sexta-feira, 3 de abril de 2009

DESPORTIVISMO NA ACADEMIA MARINHA GRANDE

" De Luis Malho a 30 de Março de 2009 às 17:12
Quero deixar o meu testemunho, relativamente à Academia da Marinha Grande. Também os meus filhos jogam futebol nas camadas jovens, não na Academia da Marinha Grande, mas na ADP e no Andorinhas. O meu filho mais, velho joga no Andorinhas há 3 anos e este ano a equipa tem tido muitas dificuldades, por falta de jogadores. Jogam 7, e equipa só tem 7 jogadores, o problema é que na semana passada um deles lesionou-se com gravidade e no último Sábado foram jogar à Academia da Marinha Grande. Apareceram com os 6 jogadores que restavam para se baterem pelo jogo, sem muitas ambições. Queria aqui registar o verdadeiro desportivismo da Academia, que prontamente disponibilizou um dos seus jogadores, para jogar pelos Andorinhas. E não foi um jogador qualquer, marcou 2 golos à sua própria equipa.Porque acima de tudo está a formação destes jovens, como homens e não a vitória a qualquer preço, que é o menos importante.Esta história dos palavrões e dos gritos também acontece com outros clubes. Este ano assisti a um jogo do meu filho mais novo (7 anos - escolinhas), na ADP contra os Nazarenos e a forma como o treinador e os próprios pais gritavam com os seus jogadores / filhos era incrível. Disseram-me depois, que este treinador era muito calmo, que o ano passado é que foi a sério...O Fair Play é uma treta, dizia um treinador da Primeira Liga, mas não é só na Primeira Liga, é em todo lado, com honrosas excepções. "

De Pedro Oliveira a 30 de Março de 2009 às 17:23
"Efectivamente assim foi meu caro Luís, O Sr. Basilio(lider da Academia), em conjunto com treinadores e pais presentes falou com os jogadores sobre a situação, os jogadores compreenderam e aceitaram sem qualquer problema, salvo erro rodaram 4 ou 5 jogadores para os Andorinhas terem sempre sete jogadores, na segunda parte entrou o nosso melhor goleador que ao marcar 2 golos colocou o resultado,na altura, em 5-4 e ficou até ao fim a jogar pelas Andorinhas, foi um exemplo para todos e ficámos muito satisfeitos com a reacção dos nossos jogadores. "

Mensagens publicada no Blog de Vila Verde pelo Sr Luis Malho e Pedro Oliveira

4 comentários:

Rui Ribeiro disse...

Só assim é que faz sentido.
Por isso é que se trata de uma Escola - "Escola Academia Sporting".
Parabéns pelo "fair play", pelo "desportivismo" e pelo ambiente salutar que se cria em torno destas atitudes.

R. Maia disse...

Bonito, sem dúvida. Mas aceitaria e concordaria sem limitações se se tratasse de um amigável e não de um campeonato. Ou não estão eles a ser formados para eventuais futuros futebolistas? E isto é formação, saber lidar com as dificuldades e aceitar as regars do jogo.Se os jogadores,por mais jovens que sejam, estão de castigo, as consequências devem ser assumidas, por eles e pelo clube. O que aconteceu foi, convenhamos, uma subversão de valores e o dourar de uma realidade que é ficção no "mundo real".Não muito diferente das críticas que se tecem às arbitragens. Há que ser verdadeiro, responsável e lidar com os próprios erros.

Anabela disse...

Eventuais futuros futebolistas?
Como o proprio nome indica - Escolas Academia Sporting- esta escola serve exactamente o seu proposito - Ensinar.
Se queremos competição para as nossas crianças um clube será o mais indicado.Como o proprio nome indica a palavra clube tem objectivos diferentes de uma Escola, pese embora, uma Escola tambem poder competir.
Nos clubes a competição é feroz.Durante 60 minutos estão os 7 melhores jogadores em campo e depois há os outros que aquecem o banco.
É este o mundo real da competição, onde tudo vale, a vitoria a qualquer preço, a subversão de valores a que assistimos onde treinadores e Pais querem ganhar a qualquer preço.
Infelizmente já assisti, em clubes, a crianças a jogar com pés em ferida e tendões inflamádos de tanto esforço, mas tinham de jogar, porque eram bons, os menos bons estavam no banco, mas os seus pés estavam bons para jogar!
Felizmente no meio deste "mundo real"surge um mundo diferente que consegue chocar quem tem valores diferentes.
Felizmente que existe umaEscola onde o competir não é o mais importante mas o Formar e o educar.
Só me posso sentir orgulhosa pela postura desta escola, que o meu filho frequenta, e pelas lições que aqui se aprendem.
Tirei o meu filho de um clube onde jogava muito, muito mais tempo do que joga na EAS,ganhava muito e tambem ganhava bolhas nos pés enquanto outros meninos não saiam do banco. O meu filho nesta Escola joga menos, ganha menos mas aprende mais, muito mais.
E o que vai ser importante para o futuro destas crianças é um dia puder lembar o dia em que a sua equipe deu um jogador seu a outra equipa por altruismo e desportivismo.
Estes meninos e esta escola mostraram a grandes clubes de mentes pequenas o que é ser atleta e verdadeiro desportista.

Aníbal disse...

Tudo muito bonito, se o Sporting não fosse ele também um clube de competição, com escolas de "captação de talentos(!)" para o futebol e não para ... a natação,suponho eu.Já agora, quantos pais recusam que os seus filhos sejam observados em Alcochete (Competição, que palavrão) se para tal forem contactados? Um grande ZERO? E quantos daqueles que têm os filhos titulares por mérito (ou não) se voluntariam, ou voluntariaram alguma vez, de forma tão ATRUÍSTA, a que os seus filhos fiquem/ficassem no banco para que os outros meninos que estão a "aquecer o banco" tenham oportunidades? E também, já agora, uma escola é para se aprender a lidar com as adversidades e se formar a personalidade. Uma escola de futebol é isso mesmo "Escola de Futebol", ponto final. Situações já existiram em que clubes compareceram com apenas seis jogadores e ssim se fez o jogo. Será que a equipa contrária foi egoísta? Convenhamos: irritam-se os pais com os árbitros, às vezes com "treinadores", ambos muitas vezes improvisados, gritam impropérios e vociferam para dentro do campo, esquecendo-se, aqui, que isto também é (má)formação. Sejamos coerentes. Campeonato é competição, parágrafo!