domingo, 22 de março de 2009

RESULTADO SUB-12 DIA 21-3-2009

MOTOR CLUBE-3-EAS-3

1 comentário:

Rui Ribeiro disse...

A propósito dos acontecimentos durante este jogo, transcrevo cópia integral do mail que enviei para a Associação de Futebol de Leiria:

"Exmos. Senhores

Apresento os meus cumprimentos.

Na qualidade de Pai de um dos Jogadores inscritos na AFL, a disputar o II Torneio Distrital Infantis Sub-12, não posso deixar de mostrar a minha mais profunda indiganção pela forma como a Associação de Futebol de Leiria (AFL) encara as arbitragens nesta Categoria.
Em concreto, o jogo que passo a comentar, decorreu hoje - 21.Mar.2009 - no qual se defrontaram as Equipas do "Motor Clube" (871) e "E A S - Escola Academia Sporting Marinha Grande" (5163).

O que está em causa não é propriamente o resultado, pois esse é consequência directa da (falta de) arbitragem, mas sim o procedimento do "pseudo-árbitro" que o Motor Clube "contratou" para apitar este jogo.
É certo que ninguém é obrigado a ser "profissional da arbitragem", mas também é certo que os Clubes terão a obrigação de arranjar árbitros que saibam o mínimo que se lhes é exigido.
Como todos sabemos, a obrigação de providenciar árbitros para todos os jogos de um Torneio organizado pela própria AFL, é da responsabilidade da própria AFL.
Mas como todos também sabemos, face à inoperativadade da AFL, os Clubes "sentem-se" obrigados a contratar esses mesmos árbitros, nem sempre se preocupando com a qualidade/isenção dos mesmos.

O árbitro ("pseudo-árbitro") em causa, acabou por confessar a pelo menos um dos jogadores, que "não percebia nada de arbitragem".
Isto é incrível meus Senhores - alguém que pode determinar se uma Equipa ganha ou perde, não percebe nada de arbitragem!!!
Não "percebia nada de arbitragem" ... sempre que a bola estava no campo do "visitante", pois sempre que a bola estava do lado do "Motor Clube" até conseguia ver coisas que não existiam - assinalou 4 penalties (sendo que apenas UM deles deveria ter sido marcado) a favor da "casa", mas não conseguiu ver, por exemplo, que um dos jogadores da "casa" (numa jogada de ataque) parou a bola com a mão e prosseguiu a jogada como se nada fosse...
As suas atitudes não eram própriamente de um "deficiente", pois esses não têm culpa, mas sim de um INSUFICIENTE...
O que é mais incrível é que (de acordo com comentários dos Pais dos jogadores do Motor Clube), invariávelmente é este "pseudo-árbitro" que apita os jogos...

Para além deste "pseudo-árbitro" temos também o Treinador do Motor Clube que usa de uma linguagem imprópria, nada adequada para crianças ... mas isso é outra história, pois quem nunca teve "berço" nunca vai poder ser "formador" de jogadores/Homens.

A responsabilidade por estas situações é de quem? Do Motor Clube? Da AFL?? De ninguém?!...

Face ao exposto, é urgente a AFL rever a sua posição no que diz respeito às arbitragens dos Torneios das camadas de Formação.
Mas para isso precisa de definir o que é importante para a AFL, e para a Formação:
- Remeter-se ao silêncio e deixar que as coisas aconteçam por si só?
- Prosseguir o caminho do "amadorismo" e deixar que sejam estas "ilustres e aberrantes personagens" a cuidar da imagem da AFL?
- Nivelar o "profissionalismo" da AFL por valores mediocres, ou olhar para o nível acima e tentar fazer mais e melhor?
Porque é que a n/ forma de estar se pauta por ver sempre que "existem situações piores" ao invés de copiar/ultrapassar "as situações de excepção"?
Seremos (... a AFL...) assim tão maus, que não temos qualquer interesse no Futebol de Formação??
Não serão estes Sub-12, Sub-13, etc, os Homens de amanhã? Não terão direito a algum respeito pelo seu "trabalho"? Ou trata-se apenas de "pura diversão"??
É que se for apenas "pura diversão", não se justifica que os Clubes tenham que pagar para competir!!!

Felizmente tenho termo de comparação.
O meu filho, jogou dois anos inscrito na Associação de Futebol de Coimbra e em nenhum jogo, repito em nenhum jogo, faltou um árbitro nomeado pela AFC.
Desde que o meu filho está inscrito na AFL, ainda não vi nenhum jogo, repito NENHUM jogo em que houvesse um árbitro nomeado pela AFL.
O que estou a referir não é exigir o impossível - é simplesmente pedir o razoável!

Na qualidade de Organismo responsável pela organização e supervisão dos Torneios/Campeonatos de Futebol no Distrito de Leiria, a AFL tem responsabilidade no recrutamento de árbitros com qualidade suficiente para que situações como a que se viveu hoje não se repitam nunca mais.
Com a passividade da AFL, estamos a voltar ao tempo do "puro amadorismo" e não a formar jovens que possam vir a saber o que é jogar sem se sentirem violentados e/ou roubados na sua dignidade.

Certo de que este mail possa servir para que as Entidades Organizadoras de Campeonatos Desportivos reflitam sobre este assunto, reitero os melhores cumprimentos,
Rui Ribeiro


NOTA: Este mail não seguiu com conhecimento para o Motor Clube, pois não me foi possível identificar um endereço de e-mail válido."

Até à data de hoje, ninguém da AFL se dignou a respondetr ou, como ditam as regras da boa educação, acusar a recepção do email.
Saudações Leoninas para todos,
Rui Ribeiro