segunda-feira, 30 de março de 2009

DIA VERDE - ALCOCHETE


Tal como já tínhamos anunciado, o Sporting realizou o 1º "Dia Verde", uma iniciativa que juntou cerca de dois mil jovens das escolas de formação do clube espalhadas pelo país na Academia em Alcochete.

"O Sporting pretende trazer todos os atletas das Escolas/Academia Sporting ao local de treino da equipa profissional e das equipas de formação. A ideia será proporcionar-lhes actividade física, num dia cheio de jogos e diversão, para que possam desfrutar destas instalações", disse à Agência Lusa Pedro Morgado, coordenador de iniciativas das Escolas/Academia Sporting.

Ao longo do dia passaram pela Academia em Alcochete cerca de dois mil jovens, divididos por três escalões, dos sete aos 15 anos, apesar de as escolas contarem com atletas de idades compreendidas entre os cinco e os 15.

"Começamos há três anos com projecto-piloto com quatro escolas perto de Lisboa, foi um crescimento significativo. Com quatro escolas no primeiro ano tínhamos cerca de 1.200 crianças e agora mais de quarto mil em 21 escolas de Norte a Sul do país", salientou.

A iniciativa teve que ser dividida em dois dias devido a questões logísticas.
"É impossível ter aqui quatro mil crianças, com oito mil pais e mais alguns amigos e familiares. Por isso resolvemos dividir esta iniciativa em dois dias" explicou ainda Pedro Morgado.

Os jovens e seus familiares, que encheram a Academia em Alcochete, estavam divididos por todos os campos disponíveis, com excepção para o que habitualmente é utilizado pela equipa sénior.

" ARBITRAGENS "

Não poderíamos deixar de re-passar a mensagem que recebemos e que subscrevemos na íntegra, referente ao jogo de Sub 12- realizado no dia 21 Mar 2009.

" Apresento os meus cumprimentos.

Na qualidade de Pai de um dos Jogadores inscritos na AFL, a disputar o II Torneio Distrital Infantis Sub-12, não posso deixar de mostrar a minha mais profunda indignação pela forma como a Associação de Futebol de Leiria (AFL) encara as arbitragens nesta Categoria.
Em concreto, o jogo que passo a comentar, decorreu hoje - 21.Mar.2009 - no qual se defrontaram as Equipas do "Motor Clube" (871) e "E A S - Escola Academia Sporting Marinha Grande" (5163).

O que está em causa não é propriamente o resultado, pois esse é consequência directa da (falta de) arbitragem, mas sim o procedimento do "pseudo-árbitro" que o Motor Clube "contratou" para apitar este jogo.
É certo que ninguém é obrigado a ser "profissional da arbitragem", mas também é certo que os Clubes terão a obrigação de arranjar árbitros que saibam o mínimo que se lhes é exigido.
Como todos sabemos, a obrigação de providenciar árbitros para todos os jogos de um Torneio organizado pela própria AFL, é da responsabilidade da própria AFL.
Mas como todos também sabemos, face à inoperativadade da AFL, os Clubes "sentem-se" obrigados a contratar esses mesmos árbitros, nem sempre se preocupando com a qualidade/isenção dos mesmos.

O árbitro ("pseudo-árbitro") em causa, acabou por confessar a pelo menos um dos jogadores, que "não percebia nada de arbitragem".
Isto é incrível meus Senhores - alguém que pode determinar se uma Equipa ganha ou perde, não percebe nada de arbitragem!!!
Não "percebia nada de arbitragem" ... sempre que a bola estava no campo do "visitante", pois sempre que a bola estava do lado do "Motor Clube" até conseguia ver coisas que não existiam - assinalou 4 penalties (sendo que apenas UM deles deveria ter sido marcado) a favor da "casa", mas não conseguiu ver, por exemplo, que um dos jogadores da "casa" (numa jogada de ataque) parou a bola com a mão e prosseguiu a jogada como se nada fosse...
As suas atitudes não eram própriamente de um "deficiente", pois esses não têm culpa, mas sim de um INSUFICIENTE...
O que é mais incrível é que (de acordo com comentários dos Pais dos jogadores do Motor Clube), invariávelmente é este "pseudo-árbitro" que apita os jogos...

Para além deste "pseudo-árbitro" temos também o Treinador do Motor Clube que usa de uma linguagem imprópria, nada adequada para crianças ... mas isso é outra história, pois quem nunca teve "berço" nunca vai poder ser "formador" de jogadores/Homens.

A responsabilidade por estas situações é de quem? Do Motor Clube? Da AFL?? De ninguém?!...

Face ao exposto, é urgente a AFL rever a sua posição no que diz respeito às arbitragens dos Torneios das camadas de Formação.
Mas para isso precisa de definir o que é importante para a AFL, e para a Formação:
- Remeter-se ao silêncio e deixar que as coisas aconteçam por si só?
- Prosseguir o caminho do "amadorismo" e deixar que sejam estas "ilustres e aberrantes personagens" a cuidar da imagem da AFL?
- Nivelar o "profissionalismo" da AFL por valores mediocres, ou olhar para o nível acima e tentar fazer mais e melhor?
Porque é que a n/ forma de estar se pauta por ver sempre que "existem situações piores" ao invés de copiar/ultrapassar "as situações de excepção"?
Seremos (... a AFL...) assim tão maus, que não temos qualquer interesse no Futebol de Formação??
Não serão estes Sub-12, Sub-13, etc, os Homens de amanhã? Não terão direito a algum respeito pelo seu "trabalho"? Ou trata-se apenas de "pura diversão"??
É que se for apenas "pura diversão", não se justifica que os Clubes tenham que pagar para competir!!!

Felizmente tenho termo de comparação.
O meu filho, jogou dois anos inscrito na Associação de Futebol de Coimbra e em nenhum jogo, repito em nenhum jogo, faltou um árbitro nomeado pela AFC.
Desde que o meu filho está inscrito na AFL, ainda não vi nenhum jogo, repito NENHUM jogo em que houvesse um árbitro nomeado pela AFL.
O que estou a referir não é exigir o impossível - é simplesmente pedir o razoável!

Na qualidade de Organismo responsável pela organização e supervisão dos Torneios/Campeonatos de Futebol no Distrito de Leiria, a AFL tem responsabilidade no recrutamento de árbitros com qualidade suficiente para que situações como a que se viveu hoje não se repitam nunca mais.
Com a passividade da AFL, estamos a voltar ao tempo do "puro amadorismo" e não a formar jovens que possam vir a saber o que é jogar sem se sentirem violentados e/ou roubados na sua dignidade.

Certo de que este mail possa servir para que as Entidades Organizadoras de Campeonatos Desportivos reflitam sobre este assunto, reitero os melhores cumprimentos,


Rui Ribeiro "

sábado, 28 de março de 2009

RESULTADO JOGOS DIA 28-03-2009

- ESCOLINHAS "B"
EAS Mª GRANDE -4 x ASS.ESP.OBIDOS-5

- ESCOLAS B
S.C.LEIRIA E MARRAZES - 1 x EAS Mª GRANDE- 8

- SUB 12
EAS Mª GRANDE -9 x ANDORINHAS 4

- SUB 13
U.D.TURQUEL- 1 x EAS Mª GRANDE - 5

- SUB 13 ( JOGO EM ATRASO DE 07/03/2009)
EAS Mª GRANDE - 5 x U. D. BATALHA - 3

RESULTADO ESCOLINHAS A - ACM-3 X EAS-4


Jogo muito competitivo e disputado até ao apito final, com o estado tempo(muito vento),o piso e a dimensão do campo a dificultar a nossa equipa de apresentar o estilo de jogo que gosta, mas a entender estes factores e a fazer uma entrega total ao jogo notável.




MARCADORES DOS GOLOS COM DIREITO A FOTO:
Tomás Freire (2)
Ricardo (1)
Tiago Marques (1)




sexta-feira, 27 de março de 2009

LISTA CONVOCADOS DA ESCOLINHAS A PARA DIA 28-3-09

1-CERVA
2-MANUEL
3-RODRIGO RUIVO
4-TIAGO MARQUES
5-TIAGUINHO
6-DIOGO MOREIRA
7-GUGA
8-RICARDO
9-TOMAS FREIRE


quinta-feira, 26 de março de 2009

PARABENS TIAGO




PARABÉNS TIAGO PELA EXCELENTE PRESTAÇÃO À FRENTE DA EQUIPA DE ESCOLINHAS "A" NO JOGO COM O PATAIENSE.


CONTINUA COM ESSA ATITUDE JOVEM !




PARABENS A GONÇALO MARQUES BATALHA


APÓS TER PARTICIPADO EM DOIS JOGOS NO DIA 21-3-2009 PELO S.C.PORTUGAL EM TRAJOUCE(SINTRA), O MESMO FOI CONVOCADO PARA PARTICIPAR NO MUNDIALITO A REALIZAR EM VILA REAL STº ANTONIO DE 04-04-09 A 11-04-09 EM REPRESENTAÇÃO DO S.C.P.
DE SALIENTAR QUE O GONÇALO É O UNICO DE 2002 INSERIDO NUMA EQUIPA DE 2001.
BOA SORTE PARA TI PUTO .

segunda-feira, 23 de março de 2009

AGENDA DESPORTIVA PARA DIA 28-03-2009

ESCOLAS B-MARRAZES A-EAS-9H30 MIN NO CAMPO DA MATA
SUB-12-EAS-ANDORINHAS-11H00 NA LAGOINHA PARK
SUB-13-TURQUEL-EAS-11HORAS EM TURQUEL-CAMPO RELVA DA LAGOA
ESCOLINHAS A-MARINHENSE-EAS-11 HORAS NA ESCOLA GUILHERME STEPHENS
ESCOLINHAS B-EAS-ASS. ESPELEOLOGICA OBIDOS-11 HORAS NA LAGOINHA PARK

domingo, 22 de março de 2009

ACTIVIDADES DIA 28-03-2009 - DIA VERDE - EAS NA ACADEMIA


Dia Verde será passado na Academia Sporting Puma em Alcochete.

A nossa escola EAS-Marinha Grande está incluída no grupo 4 que inclui as EAS CIF, EAS João Moutinho, EAS Oiã e EAS Vila Nova de Gaia com jogos desde as 16.30 h às 18.00 h.
Atletas deste dia serão osSub 7, Sub 11, sub 15




CALENDARIO DE JOGOS ESCOLINHAS A E B

http://www.afleiria.com/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/LEIRIA/Ficheiros/COMUNICADOS200809/CO-184.pdf

PROXIMO JOGO DAS ESCOLINHAS A

MARINHENSE X EAS-11HORAS
NA ESCOLA GUILHERME STEPHENS

MARCADORES DAS ESCOLINHAS A DIA 21-03-09

GUGA-2
RICARDO GOMES-1
TOMAS FREIRE-2
RODRIGO-1


ARBITRO CASEIRO


RESULTADO SUB-7 DIA 21-3-2009

A-DOS-FRANCOS-1-EAS-2

RESULTADO SUB-8 DIA 21-3-2009

EAS-6-PATAIENSE-1

RESULTADO SUB-9 DIA 21-3-2009

EAS-8-VIEIRENSE-3

RESULTADO SUB-12 DIA 21-3-2009

MOTOR CLUBE-3-EAS-3

RESULTADO SUB-13 DIA 21-3-2009

EASPORTING 4 -PORTOMOSENSE 3

quinta-feira, 12 de março de 2009

1 MINUTO DE SILÊNCIO





De salientar que antes do início dos primeiros jogos, foi efectuado por todos os presente no Torneio, um minuto de silêncio homenagiando assim o atleta do Atlético de Madrid falecido há cerca de duas semanas, vitima de acidente no estádio com um banco de suplentes.

1º LUGAR FUTEBOL CLUBE DO PORTO


Os pequenos Dragões bateram, na fase de grupos, o S.L. Marinha (7-2), o Sporting (2-0) e o Estoril (2-1); eliminaram a EASporting Marinha Grande (1-5) nas meias-finais e ganharam aos espanhóis do Atlético de Madrid (3-4) no encontro final e decisivo da prova.

De salientar o grande desportivismo demonstrado por todas as equipas, fazendo com que este Torneio fosse um marcante encontro desportivo.

O estado do tempo ajudou em muito a organização, o que fez com se passasse um óptimo fim de semana futebolistico.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Fim de semana 7 e 8 Março 2009

Tal como tínhamos anunciado, decorreu nas instalações da Lagoinha Park, o 1º Torneio Internacional Hotel Mar e Sol - Lagoinha Park.

O jogos iniciaram-se à hora marcada, tendo o árbitro Olegário Benquerença dado início à abertura oficial.

QUADRO DE JOGOS


1º TORNEIO HOTEL MAR E SOL - LAGOINHA PARK

– QUADRO COMPETITIVO


Fase Qualificativa e Fase Final

Participaram no 1º Torneio Hotel Mar & Sol 8 equipas divididas numa fase inicial qualificativa em 2 grupos de 4 (Grupo A e Grupo B) com início na manhã de Sábado dia 7 de Março.

Todas as equipas de cada grupo se defrontaram entre sim estabelecendo-se no final uma classificação por grupo, com pontuação definida por 3 pontos para a vitória, 1 ponto para o empate e 0 (zero) pontos para a derrota, sendo obviamente vencedora de cada grupo a equipa que mais pontos obteve.

No final da fase qualificativa, apuraram-se os semi-finalistas da prova, jogando o 1º classificado do Grupo A contra o 2º Classificado do Grupo B e o 2º Classificado do Grupo A contra o 1º Classificado do Grupo B, jogos a realizados no final da tarde de Sábado.

Na manhã de Domingo dia 8 de Março disputou-se a fase final do Torneio Hotel Mar & Sol, sucessivamente com a realização dos jogos de atribuição do 7/8º Lugar (entre as equipas classificadas em 4º Lugar da fase de grupos), 5/6º Lugar (entre as equipas classificadas em 3º Lugar na fase de grupos), 3/4º Lugar (entre as equipas vencidas nas meias-finais disputadas Sábado) e a Final (entre as equipas vencedoras das meias-finais de Sábado).


Regras de Desempate

A - Fase Qualificativa (empate entre 2 equipas)

1 – Resultado entre as equipas empatadas
2 – Maior diferença entre golos marcados e sofridos
3 – Mais golos marcados
4 – Menos golos sofridos
5 – Série de 5 marcas de grande penalidade
6 – Marcas de grande penalidade sucessivas até uma equipa marcar e outra falhar

B - Fase Qualificativa (empate entre 3 ou 4 equipas)

1 – Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas
2 – Maior diferença entre golos marcados e sofridos entre as equipas empatadas
3 – Mais golos marcados entre as equipas empatadas
4 – Menos golos sofridos entre as equipas empatadas
5 – Sorteio


C - Meias-Finais e Fase Final

1 – Série de 5 marcas de grande penalidade
2 – Marcas de grande penalidade sucessivas até uma equipa marcar e outra falhar

Grupos e Calendário de Jogos

Grupo A

- Escola Academia Sporting Marinha Grande (E.A. Sporting)
- Club Atlético de Madrid (Atlético Madrid)
- Escola de Futebol Simão Sabrosa (E.F. Simão)
- Atlético Clube Marinhense (Marinhense)


Grupo B

- Futebol Clube do Porto (F.C. Porto)
- Estoril Praia Futebol SAD (Estoril)
- Sporting Clube de Portugal (Sporting C.P.)
- Sport Lisboa e Marinha (S.L. Marinha)




domingo, 1 de março de 2009

TORNEIO


1º Torneio Internacional Hotel Mar e Sol-Lagoinha Park

Olá

Estamos aqui para divulgar o 1º Torneio Hotel Mar e Sol - Atletas nascidos a 2000.



Será na nossa escola. Aparece !